Copa do mundo não focou isso, lamentável.

em Notícias, Vídeos, no dia 13/06/2014 às 03:10

O Exoesqueleto conta com as ultimas invenções da robótica permitindo ao paciente interação do cérebroem tempo real através de mensagens que o próprio cérebro envia para o exoesqueleto.O projeto foi lançado em 2007 e só teve o apoio do governo brasileiro e da FIFA em Janeiro de 2013. O projeto do médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis é um consorcio internacional sem fins lucrativos, envolvendo universidades e institutos de pesquisa do mundo todo, com o objetivo de criar novas tecnologias que possa restabelecer o controle motor em pacientes que sofrem lesões na medula espinal e outras doenças neurológicas que geram um gral de paralisia.

Interface cérebro-maquina.

Refere-se à possibilidade de ler sinais do cérebro, sinais elétricos, porque o cérebro   usa eletricidade pra controlar todos os movimentos do corpo, ele lê esses sinais elétricos com sensores que permitem registrar os pequenos sinais que os neurônios produzem  e extrai um sinal de controle motor que pode  ser usado pela robótica que produz o movimento a partir da mensagem  gerada pelo cérebro humano. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.
O pontapé inicial na copa do mundo serviria para mostrar para o mundo que eles estão chegando perto de conseguir e demostrar a habilidade de um paciente com uma lesão medular severa (paraplégico), demostrar que o paciente pode se levantar da cadeira de rodas usando a atividade cerebral para controlar o exoesqueleto e andar até o meu do campo dando o chute inicial do evento. Como disse o pesquisador Solaiman Shokur O pontapé inicial da copa de 2014 não é só o pontapé inicial da copa do mundo, é também o pontapé inicial de um projeto mais longo para que não só uma pessoa possa andar, mas que milhares possam andar nos próximos anos.

Pontapé inicial da copa de 2014

O que a abertura da copa mostrou!!!

O momento tão esperado por esses pesquisadores chegou, porém com pouco destaque da nossa querida FIFA e dos organizadores do evento. Pois poderia ter sido muito melhor do que foi, um projeto com mais de uma década preparando, noites sem dormir em prol de um projeto inovador e que pode beneficiar muitas pessoas com o avanço e continuidade dessa pesquisa. Espero que todos assistam o vídeo para uma melhor compreensão.

O chute inicial da copa usando o Exoesqueleto

Fonte da imagem: Reprodução YouTube

Deixe seu comentário: